domingo, 13 de fevereiro de 2011

Como falar sobre drogas com as crianças? Podemos ser diretos e claros com ela?

A conversa sobre drogas precisa ser adequada à idade. Não é necessário esperar que problemas com drogas aconteçam para iniciar uma boa conversa sobre o assunto.
É importante lembrar que nesta idade elas ainda têm pouco conhecimento sobre as drogas. Portanto, falar sobre este assunto, certamente irá despertar a curiosidade delas sobre o tema. Prepare-se para uma avalanche de dúvidas!
Você precisa estar preparada e sentir-se confortável para responder as perguntas e curiosidades. Claro que você não precisa saber tudo sobre o assunto. Quando não souber responder, procure pesquisar, de preferência junto com a criança. Certifique-se que a informação procurada provém de uma fonte confiável e cientifica (cuidado com o conteúdo divulgado na mídia!). Reflita e tenha consciência de suas opiniões e considerações sobre o tema, verifique o que considera aceitável e inaceitável sobre o uso de drogas. O importante é que os temas despertados na criança encontrem acolhimento e reflexão.
Vejamos agora como falar sobre este tema com crianças. Antes de tudo verifique os conhecimentos dela sobre drogas: Será que ela sabe o que é droga? Quais as drogas ela conhece? Ela sabe que medicamentos são drogas? É preciso dizer a ela que medicamentos são benéficos à saúde quando utilizados sob orientação médica correta.
Outra pergunta muito freqüente nesta faixa etária é: Por que as drogas existem? Desde quando elas existem? É preciso dizer a elas que as pessoas usam drogas por diversos motivos, como: religioso, alivio da dor, curar uma doença, sentir prazer, comemorar, diminuir ou aliviar o sofrimento e sentimentos ruins, entre outros. A mensagem a ser passada é de que o problema está na forma com que as pessoas usam as drogas e na relação que estabelecem com elas. Dar exemplos pode ser uma boa forma de responder a estas perguntas: o uso do vinho pela igreja católica, o consumo de remédios pela medicina e a história do cigarro em nossa sociedade, hoje visto como uma questão grave de saúde mas que até pouco tempo atrás era glamoroso e chique.
Elas, assim como as maiorias das pessoas, associam drogas somente as drogas ilegais, a algo muito "feio" e ruim que será apresentado por um homem muito "mau" e desconhecido. Estes são alguns mitos que precisam ser esclarecidos. O primeiro contato com as drogas geralmente é por meio do consumo de álcool e tabaco, substâncias lícitas. Essas substâncias são encontradas até mesmo dentro de casa, consumidas pela própria família e amigos.
Neste sentido, lembre-se que a informação é necessária, mas não é o único caminho para prevenir o uso de drogas. Os adultos são um exemplo para as crianças. Portanto, seus comportamentos são muito mais importantes do que o que dizem. Uma relação saudável com as drogas é algo que crianças e jovens podem aprender a partir dos hábitos de seus pais e dos adultos que a cercam. As crianças aprendem com eles o que é droga quando os assistem chegar em casa e tomar algum remédio para dormir ou uma dose de uísque para relaxar.
As crianças devem ser estimuladas a terem hábitos saudáveis, como por exemplo: alimentar-se de modo saudável, aprender que remédios devem ser tomados com recomendação médica, incentivadas a reconhecer o prazer e a necessidade de atividades físicas e culturais e etc...
Dessa forma, prevenir o uso de drogas é manter a criança informada mas também educá-la para uma vida saudável e responsável.

0 comentários:

Postar um comentário